História da Fisioterapia

Na Antiguidade, período compreendido entre 4.000 a.C. e 395 d.C. havia uma forte preocupação com as pessoas que apresentavam as chamadas “diferenças incomodas”, termo utilizado para abranger o que na naquela época era considerado como “doença”.
Utilizavam recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos para eliminar os problemas e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Agentes físicos eram utilizados para reduzir essas “diferenças”. Os médicos conheciam os agentes físicos e os empregavam em terapias, utilizando a eletroterapia como forma de choques com peixes elétricos durante o tratamento.
O hábito de utilizar o movimento como recurso terapêutico, remonta há vários séculos antes da era cristã. Nessa época acreditava-se que o uso da ginástica estava somente nas mãos dos sacerdotes e que só era utilizada para fins terapêuticos, no tratamento de disfunções orgânicas já instaladas.
No ano de 2698 a.C. o imperador chinês Hoong-Te criou a ginástica curativa, que continha exercícios respiratórios e exercícios para evitar a obstrução de órgãos.  Na idade média ocorreu uma interrupção dos estudos na área da saúde.  Desta época levantam- se dois aspectos fundamentais, o corpo humano foi considerado como algo inferior e as camadas superiores da nobreza e do clero começaram a despertar o interesse por uma atividade física dirigida para um objetivo determinado que era o aumento da potência física.
No Renascimento (período compreendido pelos séculos XV e XVI) volta a aparecer alguma preocupação com o corpo saudável. O tratamento e os cuidados com o organismo lesado e, também, com a manutenção das condições normais já existentes em organismos sadios foram os assuntos mais abordados nessa época.
A Fisioterapia evoluiu, e passou a fazer parte da chamada “Área da Saúde”. Teve seus recursos e formas de atuação quase que voltadas exclusivamente ao atendimento do indivíduo doente, para reabilitar ou recuperar as boas condições que o organismo perdeu.

Autores: Chaiane Vandremin Corrent, Elizangela Alves de Anhai, Elvis Inácio Lourenço Diniz Junior, Francieli Oliveira Balbinot, Karen Bellebni Danieli, Katia Regina Menezes Delanora e Marcia da Silva Flores.

Deixe um comentário